domingo, 13 de janeiro de 2013
quarta-feira, 13 de junho de 2012
Ordem, Educação e Progresso
A relação de distanciamento entre eleitores e elegidos é grande, falta ao povo o conhecimento crítico, uma das habilidades mais necessárias e ao mesmo tempo mais difíceis de praticar em qualquer campo do conhecimento. A televisão atinge hoje, milhares de lares brasileiros, de todas as classes sociais, ou seja, são horas assistindo a lixo. Há quase uma unanimidade da mídia em defender pontos de vista de uma ideologia neoliberal, então se assimila essa ideologia acreditando que o desemprego, a exclusão social, a má distribuição de renda, a pobreza, o analfabetismo são situações inevitáveis. Não se tem consciência que esse rumo pode ser mudado com o empenho da sociedade civil.
Como essa situação poderia mudar através da educação? Não se pode fazer uma mudança profunda na escola enquanto não se faça uma mudança social também profunda. Mas já que essa mudança total e profunda não vem, o que se pode mudar é a postura da escola, do professor. A partir do momento, que o professor nega essa mentalidade neoliberal e toma como seu o compromisso de formar em seus alunos um espírito crítico, ele será um elemento modificador não conservador. Mostrar-lhes a causa da pobreza, do desemprego, do analfabetismo, como a classe dominante se mantém no poder e com os oprimidos podem modificar sua situação.
Como disse Paulo Freire: ‘ Trata-se na verdade (...), desafiar os grupos populares para que percebam em termos críticos, a violência e a profunda injustiça que caracterizam sua situação concreta não é destino certo ou vontade de Deus, algo que não pode ser mudado.”
"O capitalismo de hoje não recusa o direito à escola. O que ele recusa é mudar a função social da escola." - (A. Lettieri)

terça-feira, 10 de abril de 2012
Declaração de amor a Pedagogia

Eu juro,
Juro que criei esse blog para escrever descontraidamente, ludicamente, poeticamente.
Desisti, porque escrever assim, é vocação.
Não me pergunte a razão, não sei, só sei que prefiro leitura técnica, escrita técnica, especialmente relacionado a Pedagogia, essa senhora idosa, geniosa e complexa.
Minha vocação é a pedagogia... com todos os seus percalços.
Essa senhora me cativou desde muito cedo, e uma vez junto dela, conheci muitos teóricos que constituíram a profissional que sou hoje.
Mas, não sou cega, sei que a Pedagogia precisa ser repensada, a escola pública renovada, socialmente a escola só será reconhecida quando der o retorno que a sociedade precisa: ensinar; e as políticas públicas deveriam contribuir para isso.
Nóvoa, em seu texto, Pedagogia: A Terceira margem do rio diz que "o maior desafio da Pedagogia hoje é ensinar os que não querem aprender" e argumenta ainda que, uma pedagogia nas mãos dos professores conseguirá reintroduzir sentido na escola e nas aprendizagens...Todos os personagens envolvidos devem dar sua parcela de contribuição, com ética, compromisso.
Hoje ouvi discursos que me preocuparam,e me remeto a Paulo Freire (Pedagogia da Autonomia): "Um dos piores males que o poder público vem fazendo a nós, no Brasil, historicamente, desde que a sociedade brasileira foi criada, é o de fazer muitos de nós correr o risco de, a custo de tanto descaso pela educação pública, existencialmente cansados, cair no indiferantismo fatalistamente cínico que leva ao cruzamento dos braços. "Não há o que fazer" é o discurso acomodado que não podemos aceitar.
A luta é grande e árdua, muito há o que fazer, mas juntos podemos muito. A vida é assim, dura e doce, leve e pesada, desistir é a maior das derrotas.
Por Paulo Freire,
Amém!
sexta-feira, 18 de novembro de 2011
Vergonha, Náusea
#Uma operação deflagrada pela Polícia Federal (PF) na manhã de hoje resultou na prisão de oito dos 24 deputados da Assembleia Legislativa de Rondônia. Entre os sete componentes da Mesa Diretora da Casa, apenas um não foi acusado de envolvimento em suposto esquema de fraudes em licitações e contratos do governo do Estado.#
economia.uol.com.br
PARABÉNS À POLÍCIA FEDERAL POR MAIS ESSA AÇÃO!!!
economia.uol.com.br
PARABÉNS À POLÍCIA FEDERAL POR MAIS ESSA AÇÃO!!!
sexta-feira, 25 de fevereiro de 2011
A vida de palhaço do professor no Brasil

Dia 24/02/11, o ministro Fernando Haddad anunciou o novo piso salarial dos professores, que será de R$ 1.187,97 em 2011.O valor representa alta de 15,84% sobre os R$ 1.024,67 adotados no ano passado.
Não se alegre caro colega. Vamos por partes...
No discurso de posse, a presidente Dilma defendeu a valorização do professor com remuneração digna e formação continuada:
"[...] Mas só existirá ensino de qualidade se o professor e a professora forem tratados como as verdadeiras autoridades da Educação, com formação continuada, remuneração adequada e sólido compromisso com a Educação das crianças e dos jovens.
Somente com avanço na qualidade de ensino poderemos formar jovens preparados, de fato, para nos conduzir à sociedade da tecnologia e do conhecimento". (Dilma Rousseff, 1º de janeiro de 2011)
Pensei... Nossa, agora vai, não vamos mais estar na "rabeira da cadeia profissional".
Então vem o anúncio do piso que o MEC , por lei não pode decretar esse aumento. Para Luiz Araújo,assessor de financiamento educacional da Undime: "Como fazem uma lei sem indicar quem decreta o reajuste? (...)"
Irônico?
Está aí rindo? Hummm... Chorando? Indignado? Marginalizado? Desvalorizado???!!!!!!!!
Calma, há uma série de providências repasses, despachos que o Mec fará.
Tem mais, segundo o CNTE (Confederação dos Trabalhadores em Educação) o valor atualizado do piso deveria ser R$ 1.597,87, considerando a aplicação do percentual de 21,71% sobre R$ 1.312,85, praticado em 2010.
O Professor Dermeval Saviani, em entrevista à Nova Escola, aborda dois pontos importantes em se tratando de políticas de valorização do magistério: 1º) Aumento do piso, jornada de trabalho reduzida em 50 % e o restante para preparar aulas, avaliar a aprendizagem dos alunos, relacionar-se com a comunidade, além de participar da elaboração e da implementação do Projeto Político-Pedagógico da escola.
2º) Aumentar significativamente e de forma imediata os recursos destinados à Educação. O aumento de recursos certamente não é uma condição suficiente, mas é, inegavelmente, condição prévia, necessária e indispensável.
Saviani conclui: "Esperemos, então, que a presidenta Dilma reverta a meta de 7% enunciada no projeto de PNE e destine para a Educação, já no orçamento de 2012, o índice de 10% do PIB aprovado por unanimidade na Conferência Nacional de Educação (CONAE) no início de abril de 2010. Com essa decisão ela estará tomando uma medida de impacto."
=== PARTE 2 ====
Presidenta, olhe por nós professores, faça com que a Educação seja tratada como uma questão de Estado!!
Nos ajude a não desistir...
Por Paulo Freire, Amém!!
terça-feira, 28 de dezembro de 2010
Apaixone-se definitivamente pelo seu sonho: o sonho de ninguém deve ser mais apaixonante que o seu.
Apaixone-se pelo seu talento, mesmo que seu senso crítico insista para você escolher realizar outras coisas mais "convenientes".
Apaixone-se pelo seu corpo, mesmo que ele esteja fora de forma, pois de "qualquer forma" ele é a única casa que você possui.
Apaixone-se por aquelas besteiras saudáveis que passam por sua mente entre um e outro momento de estresse, eles ajudam a sobreviver.
Apaixone-se por alguém, não espere alguém se apaixonar antes por você, só por garantia e segurança.
Apaixone-se mais pelo significado das coisas que você conquistar do que pelo seu valor material.
Apaixone-se por suas idéias, mesmo que tenham dito que elas não serviam pra nada.
Apaixone-se pela música que você pode ser para alguém !
Apaixone-se por ser humano!
Apaixone-se definitivamente por você!
Apaixone-se rápido!
O poder de decisão só pertence a Voce! .
Apaixone-se pelo seu talento, mesmo que seu senso crítico insista para você escolher realizar outras coisas mais "convenientes".
Apaixone-se pelo seu corpo, mesmo que ele esteja fora de forma, pois de "qualquer forma" ele é a única casa que você possui.
Apaixone-se por aquelas besteiras saudáveis que passam por sua mente entre um e outro momento de estresse, eles ajudam a sobreviver.
Apaixone-se por alguém, não espere alguém se apaixonar antes por você, só por garantia e segurança.
Apaixone-se mais pelo significado das coisas que você conquistar do que pelo seu valor material.
Apaixone-se por suas idéias, mesmo que tenham dito que elas não serviam pra nada.
Apaixone-se pela música que você pode ser para alguém !
Apaixone-se por ser humano!
Apaixone-se definitivamente por você!
Apaixone-se rápido!
O poder de decisão só pertence a Voce! .
sexta-feira, 23 de julho de 2010
Jornal Escolar como ferramenta pedagógica.

O uso do jornal escolar como ferramenta pedagógica tem como principal precursor o educador francês Celéstin Freinet (1896/1966). Antes dele existiram outras experiências de jornais estudantis porém vinculado ao movimento socialista, ainda no século XIX e algumas outras práticas sistêmicas propriamente escolares.
Mas é com Freinet que a proposta do jornal escolar e da expressão livre da criança ganham amplitude e coerência, integradas como peça central do pensamento pedagógico. Freinet não via muito sentido em deixar os textos das crianças presos em seus cadernos. Criou então uma nova prática: introduziu uma impressora em sala de aula para que as produções escritas e desenhos dos seus alunos ganhassem asas que as levassem além do muro da escola.
A partir daí passou a juntar os textos e desenhos dos alunos que seria enviado para as famílias lerem. Com essa nova prática,os textos dos alunos passaram a ter função social real, pois eram publicados e lidos pelos colegas, familiares e comunidade. Essa visão sistêmica constitui o pensamento mais profundo até hoje elaborado sobre o jornal escolar e suas contribuições nos processos de ensino-aprendizagem, e para o posicionamento da escola na sociedade da informação.
Portanto, coordenadores pedagógicos e professores, usem essa ferramenta preciosa incentivando seus alunos a produzir textos; pois a modernidade necessita de pessoas que saibam comunicar-se !!!
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